quarta-feira, 10 de agosto de 2016

CONSERVA DE ALCACHOFRAS NO AZEITE

Alcachofra, podem pensar ser estranho, mas é uma flor que tem sua florada acontecendo entre os mêses de setembro a dezembro.Por ser muito cara, podemos fazer conserva de alcachofras no azeite.Aos poucos irei colocando outras receitas de conservas.

CONSERVA DE ALCACHOFRAS NO AZEITE

Ingredientes:

- 1 vidro de 500 ml. (tipo vidro de palmito) que pode ser reaproveitado mas as tampas devem ser novas porque as velhas não vedarão a conserva. As tampas novas se encontram em lojas especializadas e custam barato.
- 6 a 8 alcachofras por vidro dependendo do tamanho do vidro e da alcachofra.
- 300 ml. de azeite extravirgem aproximadamente.
- água e vinagre branco.

1 -  Coloque o vidro aberto e a tampa em uma panela com água e ferva por 20 minutos.Depois disso, deixe esfriar e retire-os da água deixando escorrendo sobre um pano limpo até secarem bem.
2 - Corte os talos das alcachofras com uma distância de 2 cm. da base da flor.Depois, corte as pontas das pétalas com uma tesoura de cozinha deixando-as pela metade e com a cabeça da ponta da flor quadrada, pois isso facilitará sua colocação de cabeça para baixo na panela.
3 -  Coloque-as de cabeça para baixo em uma panela para cozimento a vapor para que o vapor penetre entre as pétalas.Prepare a água para a fervura com 2 partes de vinagre para 8 de água para que o coração da alcachofra não escureça.Feche a panela e cozinhe por 20 a 30 minutos.Ficará pronta quando você puxar as pétalas e elas sairem com facilidade porém, não deixe ficarem moles porque isso é só um pré cozimento.
4 - Retire as alcachofras da panela e deixe esfriar somente numa temperatura que você possa manipulá-las para limpá-las. Remova as petalas do centro e depois as das laterais até que o coraçao esteja exposto.Retire a parte espinhosa com uma faquinha removendo todos os pelos e também o talo.
Não jogue as pétalas, faça um molho à vinagrete e coma só a parte clarinha.
5 - Seque bem os corações das alcachofras com papel toalha e coloque-as no vidro cobrindo-as com azeite, deixando um espaço antes da borda para ser preenchido somente com azeite para que nenhuma fique descoberta.
6 - Feche bem o vidro e coloque-o de boca virada para baixo em uma panela protegendo o fundo com alguns panos de prato dobrados para que o vidro não fique batendo e o calor não atinja os vidros.Coloque água até que o vidro fique totalmente submerso e acenda o fogo.Após levantar fervura deixe por uns 25 minutos, desligue o fogo e espere a água esfriar para retirá-los da panela.
Gurde-os fora da geladeira e em um armário fechado e escuro.Duram de 6 a 8 meses.
DICA ROSE NOVA: Após abrir consuma de uma vez pois podem ter entrado microrganismos não benéficos à conserva.Você pode fazer conservas com outros vegetais usando a mesma técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário