domingo, 10 de julho de 2016

DOCES PARA FESTAS JUNINAS E JULINAS

Ontem estive em uma festa junina patrocinada por uma igreja pertinho daqui de casa e fiquei
decepcionada porque em vez das comidas juninas só tinha pasteis, crepes, tapioca.
A única comida junina que tinha era milho verde cozido.
Além disso tocavam músicas que não tinha nada a ver.
canjica - (fotos Rose Nova)
paçoca de amendoim
Com vontade de comer uma canjica, hoje cedo corri ao mercado e comprei os ingredientes para fazer.Mesmo já o mes de junho passado ainda temos festas no mes de julho e estou publicando algumas receitas para quem quiser fazer.

CANJICA JUNINA

2 xícaras e 1/2 (chá) de milho para canjica,
2 litros de leite,
3 xícaras (chá) de açúcar,
2 paus de canela,
3 cravos da India,
canela em pó para colocar sobre a canjica.
Deixe o milho da canjica de molho por 1 hora em água suficiente para cobri-la.Em seguida, despeje na panela de pressão e cozinhe por cerca de 20 minutos após inicio da pressão.Abra a panela e escorra o resto da água e coloque o leite, o açúcar, canela, cravo .Abaixe o fogo e cozinhe sem a tampa por uns 20 minutos ou até que o milho esteja macio mexendo para não grudar no fundo da panela.
OBS:- Se gostar coloque 2 xícaras (chá) de amendoim torrado sem pele batido no liquidificador
até virar uma farofa.Coloque só no fim do cozimento.
Eu pessoalmente não gosto e na minha coloco coco ralado e leite condensado e se necessário
coloco mais açúcar.

AMENDOIM DOCE

1/2 kg. de amendoim, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó quimico, 2 colheres (sobremesa) de chocolate em pó, 1 colher (sobremesa) de canela em pó.
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo até desgrudar do fundo.Despeje em uma forma, espalhe bem e leve ao forno préaquecido até ficar bem torradinho sem deixar queimar.

CURAU DE TRAVESSA

3 espigas de milho verde, 3 xicaras (chá) de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho (maisena),
4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) canela em pó.
Raspe as espigas de milho com uma faca e coloque-as no liquidificador.Adicione o leite, a maisena, o açúcar e bata até ficar bem cremoso.Passe essa mistura por uma peneira pressionando para retirar o máximo de liquido e descarte o bagaço..Transfira o liquido para uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um creme encorpado (cerca de 10 minutos).Despeje em um recipiente, polvilhe canela e espere esfriar para servir.

PAÇOCA

1 colher (chá) de fermento em pó quimico, 1 xícara (chá) de água, 2 xícaras (chá) de amendoim sem casca, 2 xícaras  (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (sopa) de manteiga.
Dissolva o fermento na água e misture com todos os ingredientes restantes.Leve ao fogo brando mexendo até desgrudar do fundo da panela.Retire e despeje numa superficie lisa ou numa forma.Aguarde esfriar e corte em quadradinhos para servir.

QUENTÃO

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 e 1/2 xícara (chá) de água, 50 gramas de gengibre fatiado fino, 1 limão cortado em rodelas, 3 cravos da india, 2 paus de canela, 4 xícaras (chá) de pinga (cachaça - aguardente do Brasil).
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo alto mexendo até caramelizar.Acrescente a água, o gengibre, o limão, o cravo e a canela mexendo sempre até dissolver completamente o açúcar.Retire do fogo, despeje a pinga com cuidado (é inflamável) e misture bem.Volte ao fogo baixo e ferva por 3 minutos e sirva quente.