terça-feira, 3 de maio de 2016

FEIJOADA

A feijoada é um prato tipico do Brasil feito pelos escravos das antigas fazendas que utilizavam restos das carnes suinas (não nobres) que os donos das fazendas desprezavam. As receitas antigas de feijoada levam focinho do porco, rabinho do porco, pezinho.Esta receita tem o pezinho porque ele solta o colágeno e engrossa a feijoada.Depois pode retirar se não gostar.Agora com esse tempo mais frio é um prato ótimo.Rende 4 quilos .

FEIJOADA

Ingredientes

1 kg de feijão preto  
 500 g de costelinha defumada
300 g de pé de porco cozido (1 unidade)
 400 g de linguiça calabresa (2 unidades)
 400 g de paio (2 unidades)
 500 g de carne-seca desalgada
 300 g de bacon
 75 ml de azeite ou óleo (1/4 de xícara de
chá)
 25 g de alho (6 dentes) amassados.
2 folhas de louro
1 laranja pera com casca

Modo de fazer:

Deixar o feijão de molho por 5 h. em água fria. Dê uma pré cozida nas costelinhas , na carne seca e no pezinho se for colocar .Frite no azeite ou óleo o bacon em quadradinhos, a linguiça calabresa e o paio em fatias.Dê também uma fritada nas carnes.Coloque o alho também para fritar. Em um caldeirão coloque todos os ingredientes e a laranja com casca apenas com um corte em cruz para cozinhar cobrindo com água suficiente.Retire a laranja após uma meia hora de cozimento. Mexa vez ou outra para as carnes não pegarem no fundo do caldeirão. Assim que as carnes e o feijão amolecerem retire para um recipiente próprio. Sirva com uma couve refogada, farofa de farinha de mandioca, torresmo e arroz branco, corte laranja bem doce em fatias pata acompanhar.
Não use cebola porque azeda a feijoada.Pode ser congelada por 3 meses.
MOLHO PARA A FEIJOADA:Pegue 2 colheres (sopa) de pimenta cambari ou malagueta e amasse um pouco.Corte em pedacinhos e acrescente o suco de uns 4 limões, sal, salsinha picada.
Coloque em uma tigelinha e cada um vai colocando sobre o prato de feijoada.