quarta-feira, 2 de agosto de 2017

SONHOS DE PADARIA

SONHOS DE PADARIA - receita José Alves

Massa:

100 gramas de farinha de trigo,
50 gramas de ovos,
50 gramas fermento fresco ou 20 gramas do seco,
400 gramas de farinha de trigo,
200 ml. de água,
10 gramas de sal,
40 gramas de açúcar,
40 gramas de margarina em temperatura ambiente,

Modo de preparo:

Primeiro faça uma esponja com as 100 gramas de farinha de trigo e as 50 gramas de fermento fresco.Coloque 60 ml. de água e misture reserve o resto da água. Deixe crescendo até dobrar de volume.
Se usar o fermento seco  misture em umas 2 colheres de farinha de trigo.
Assim que crescer essa esponja,  adicione a margarina, açúcar e o ovo. Não coloque muito açúcar na massa porque o sonho não ficará sequinho. Acrescente a água aos poucos.Fica uma massa grudenta.
Coloque essa massa em uma pedra de granito sem farinha e vá trabalhando puxando com a mão (tipo rasgando a massa).Esse processo demora bastante tempo (tem que ter paciência) até que ela se torne maleável e não grude mais na pedra. Faça um rolo e corte em pedaços de 80 gramas (grande), 70 gramas (médio) e 50 gramas (pequeno).Rende uns 12 sonhos.
Pegue os pedaços e faça uma coxinha e com o dedão e o mindinho em baixo da massa vá rodando a massa com os outros dedos.Vire, feche a abertura e torne a bolear. Não coloque óleo na bancada.
Deixe os sonhos crescerem e se não for fritar na hora deixe na geladeira para que não cresçam.
Coloque para fritar com o lado de cima primeiro. Se quiser assar coloque em forno 180ºC com um pouco de farinha na forma para que eles não grudem ao assar.

CREME PARA RECHEAR DEPOIS DE FRITOS OU ASSADOS

Ingredientes:

300 ml. de leite integral ou creme de leite de lata sem sôro,
12 gramas de gemas de ovos batidos,
80 gramas de açúcar,
40 gramas de farinha de trigo,
5 ml. de essência de baunilha,
sal o suficiente,

Modo de preparo:

Numa panela de fundo grosso aqueça o leite.Misture à parte, o açúcar no ovo, sal, a farinha e coloque o leite nessa misture. Coloque a essência misturando bem e volte tudo ao fogo mexendo sempre até engrossar.Passe pela peneira para tirar grumos que ficaram.

DICA: Para saborizar esse creme use 5 gramas de pó saborizante para sobremesa do sabor de preferência; abacaxi, morango, chocolate. etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário