segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ESFIHA ABERTA

Esta receita de esfiha aberta é do chef. Roberto Augusto e é bem fácil de fazer.

ESFIHA ABERTA - rende 12 grandes e umas 15 pequenas

fotos Rose Nova

Ingredientes:

30 gramas de fermento biológico fresco ou o seco conforme instruções da embalagem.
150 ml. de água,
150 ml. de leite,
20 gramas de açúcar,
20 gramas de sal,
100 gramas de manteiga sem sal ou margarina culinária,
farinha de trigo (quanto baste)
fubá (para polvilhar a mesa quanto baste).

Modo de preparo:

Coloque em uma tigela o açúcar e dissolva o fermento. Junte o leite, a água, manteiga ou margarina, sal e vá colocando a farinha de trigo e vá amassando até o ponto em que possa colocar essa mistura na mesa e ir sovando até ver que não gruda mais na mão.Cuidado para não colocar muita farinha.
Pegue essa massa e coloque dentro de um saco plástico deixando espaço para ela crescer e para isso amarre o saco na abertura.Deixe em lugar mais quente para essa massa crescer por uns 30 minutos.
Assim que crescer, tire a massa e corte em pedaços e com uma superfície polvilhada com farinha de trigo boleie (faça bolinhas com a massa- ASSISTA O VÍDEO DO YOUTUBE QUE EU POSTEI).
 Deixe mais 30 minutos descansando cobertas com um plástico ou um pano.
Após esse tempo, polvilhe sobre a mesa uma mistura feita com um pouco de farinha de trigo e um pouco mais de fubá. Pegue as bolinhas e dê uma apertada com a palma da mão nos dois lados para que ela fique com essa mistura dos dois lados.Não precisa usar o rolo de macarrão para isso. Vá abrindo essa massa com a ajuda dos 4 dedinhos juntos, deixando sempre uma borda nos lados para que o recheio não possa escorrer.Coloque para assar em forno bem quente 200ºC por uns 10 minutos já com o recheio ou dependendo do seu forno, até que veja que as bordas da esfiha estão douradas.
Obs: Essa massa cresce bastante e se não for assar todas na mesma hora, deixe na geladeira para parar o crescimento até a hora de outra fornada.

RECHEIO 3 QUEIJOS

Modo de preparo:

Bater no processador ou na mão (não usar liquidificador);
200 gramas de ricota,
200 gramas de queijo prato,
sal,
pimenta do reino,
salsinha picada,
queijo cremoso (cream cheese).
.

Pode-se usar outros recheios como: 

 CARNE MOIDA:carne moida crua,  tomates sem sementes picadinhos, cebola picada, sal, salsinha, suco de limão para marinar essa carne.

ESCAROLA: escarola refogadinha e bem temperada.

FRANGO: peito de frango cozido, desfiado,  temperado e misturado com requeijão cremoso.