sexta-feira, 28 de julho de 2017

MICROONDAS - Receitas convencionais podem ser adaptadas

MICROONDAS 

foto Rose Nova
Para você que sempre recorre ao microondas para preparar uma comidinha rápida, saiba que é possível adaptar as receitas que usam forno e fogão convencionais para o microondas, basta seguir algumas dicas:
1 - O tempo de cozimento no micro é de geralmente 1/4 do tempo correspondente ao do fogão.
Quando necessário, aumente um pouco o tempo de cozimento.
2 - O microondas acentua o sabor dos alimentos.Sendo assim, reduza os temperos, principalmente o sal.Caso necessário, acrescente mais tempero. após o cozimento.
3 - No micro os líquidos evaporam menos, portanto a quantidade deve ser diminuída.
4 - Use sempre recipientes (próprios para uso no microonda) maiores do que os de costume para que os alimentos não transbordem.
5 - Quando preparar uma receita em dobro, não duplique o tempo de cozimento, aumente apenas 50%.
6 - Preferencialmente use os ingredientes em temperatura ambiente.Congelados podem causar alteração no tempo de cozimento.
7 - Se o seu micro não doura, para dar cor a peixes e carnes pincele cerveja preta, ketchup, mostarda,colorau, páprica, maionese ou caldo de carne. Para os bolos use mel, geleias ou açúcar mascavo.
8 - A maisena usada para engrossar molhos e cremes deve ser colocada somente no final da preparação, quando o líquido estiver quente.
9 - Toda receita que pedir líquido pode ser feita no microondas.

BOLO DE MICROONDAS

Ingredientes:

150 gramas de açúcar, 
100 gramas de leite em pó, 
100 ml. de água,
120 ml. de óleo,
100 gramas de ovos (2 unidades),
200 gramas de farinha de trigo,
 10 gramas de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bater no liquidificador, menos a farinha já misturada com o fermento em pó.Coloque a farinha de trigo aos poucos ou coloque a mistura em uma tigela e vá misturando a farinha de trigo.Se quiser, coloque 10 gramas de pó para preparo de sobremesa ou suco em pó light. Colocar a massa na metade da forma e bater para ela se acomodar melhor na forma. porque ela cresce bastante.
Coloque a massa na beirada do prato do micro que assa melhor.. Coloque para assar por 1 minuto em temperatura alta.Abra e coloque de minuto em minuto dependendo do seu forno. Geralmente assa por cerca de 2 minutos e meio. Rende 1 bolo de 25 cm. Dura 5 dias na geladeira.

DICA: Teste se o bolo ficou assado igual a do bolo de forno.Coloque o dedo em cima do bolo e se verificar que a massa está firme não continue assando senão vai ficar muito seco.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário