segunda-feira, 14 de novembro de 2016

DEIXE SUA CASA PERFUMADA

DEIXE SUA CASA PERFUMADA ( dicas de Val Oliveira - Revista Weekend)


Algumas dicas para deixar sua casa bem cheirosinha.Além da faxina diária e da mais pesada, deixe o sol entrar e o ar circular no ambiente.Além disso verifique se alguém do seu círculo familiar tem alergia a algum componente que serão usados.
(difusor)
canela em pau
óleos essenciais  (fotos Rose Nova)

CAFÉ

Em um potinho ou xícara coloque grãos de café e uma vela no centro.Ao acender a vela, o calor fará que o café exale seu aroma.Para reforçar o cheiro, espalhe essência de café, baunilha ou canela sobre a vela.

CANELA

Junte alguns paus de canela, formando um arranjo.Coloque em potinhos de vidro e espalhe pela casa.Para potencializar o cheiro, coloque algumas gotas de óleo essencial de canela.Se preferir, ferva a canela.

CASCA DE FRUTAS CÍTRICAS

Coloque algumas cascas de limão, laranja ou tangerina em um litro de água e ferva com a panela tampada.Coe e borrife pela casa com as portas e janelas fechadas por uns 10 minutos.Um jeito charmoso é tirar os gomos de uma laranja cortando-a pela metade sem machucar a casca deixando a parte central branca para usar como um pavio.Coloque óleo essencial de laranja e acenda.

ERVAS

Plante em vasinhos mudinhas de hortelã, alecrim, tomilho, manjericão e espalhe pela casa.Além de cheirosas são resistentes e duram muito tempo.

CRAVOS DA INDIA

Coloque em um potinho bonito e espalhe pela casa e em pontos estratégicos como banheiro e corredores.Para o cheiro ficar mais intenso ferva um pouco de cravos e borrife sobre os potinhos onde estão os cravos secos.Pode também deixá-los em um recipiente com álcool por umas 48 hs. e depois borrifar sobre os cravos secos.

ESPECIARIAS

Faça pacotinhos de tecido tule com canela, cravos, anis estrelado.Use também sachês com alfazema, capim-limão.

PERFUMANDO GERAL

Coloque 20 ml. de essência de baunilha em uma uma vasilha que possa ir ao forno quente por 20 minutos.Pode substituir por cravo ou canela. O cheiro irá se espalhar por toda a casa.

AMBIENTADOR COM VARETAS

Junte 70 ml. de óleo de amêndoas doces e 30 gotas de óleo essencial de sua preferencia em um vidro e misture.Coloque 3 varetas de madeira que podem ser aquelas de churrasco e posicione o enfeite.
Use 20 gotas de óleo essencial de manjericão com 8 de óleo de limão ou 30 gotas de óleo de lavanda, 5 de óleo de tomilho e 2 de óleo de limão.

FOLHAS E FLORES SECAS

Sobre elas coloque óleo essencial de sua preferência.Pelo menos uma vez na semana repita para que o cheiro permaneça.

DICA: Óleos essenciais em geral são naturais e tem propriedades terapêuticas ao passo que as essências são sintéticas e não tem tais características.

SPRAY MULTIUSO

Uma misturinha "mil e uma utilidades" serve para perfumar cortinas, tapetes e carpetes borrifando no ar e perfumando o ambiente.Pode usar no carro, banheiro, roupas no varal, lençóis, travesseiros e nas toalhas que deixam secar após o banho.
Misture 1/2 xícara (chá) de amaciante concentrado da sua preferência, 1/2 xícara (chá) de álcool, 1 xícara (chá) de água.Coloque em um vidro borrifador e espalhe perfume pela casa.

OUTRA DICA: Dentro e embaixo do  cesto de lixo do banheiro, coloque um chumaçinho de algodão embebido com óleo essencial da sua preferência antes de colocar o saquinho plástico de lixo.Evita aquele mau odor quando abrimos o cestinho.Use o de eucalipto ou limão que tem cheiros mais intensos.