sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ESPÉCIES DE ORQUIDEAS

ESPÉCIES DE ORQUIDEAS

Cada orquídea tem suas exigências próprias.Como são várias espécies escolhi as mais apreciadas e (algumas da minha coleção) que geralmente acabamos comprando ou ganhando de presente.


DRENDROBIUM



Geralmente as pessoas pensam erroneamente que depois da florada ela vai morrer devido a seu aspecto feio.Seus troncos parecidos com a cana de açúcar ficam amarelados e murchos.Isso é normal pois ela entra em período de hibernação.Quando ela estiver nesse periodo de hibernação não mude de vaso.Se fôr fazer, mude imediatamente após a florada ou espere até ela soltar raizes novas e folhas verdes.Também não adube nesse período pois será prejudicial.
Elas são epifitas (podem ser presas em galhos de árvores).O próprio nome  grego já diz "dendros" = árvore e "bios" = vida ou em outras palavras "planta vivendo em árvores".
Coloque-a em um local protegido e mantenha-a ligeiramente úmida.Ela não gosta de excesso de água.Molhe-a sempre que sentir o substrato seco (com o dedo sinta se está úmida).Uma vez na semana é suficiente mas sempre verifique se estiver muito calor.
Se colocada em árvores a chuva e a umidade do ar se encarregam de suprir a sua necessidade de água.Porém, se ficar muito tempo sem chover, uma boa mangueirada de água será benvinda. Não esquecer de adubá-la mesmo fixada em árvores.
Sua fertilização deve ser 2 vezes no mês com fertilizante NPK 10-10-10.E no início do outono quando ele se prepara para o início da florada use o NPK 4-14-8 (P=fósforo).
Molhe abundantemente o substrato antes de aplicar o adubo respeitando as dosagens.
A época da floração é fim do inverno e início da primavera.Mas para uma florada farta, tem os segredinhos.Ele não gosta de sol direto.Seu ambiente preferido é local claro e iluminado sem sol
direto.Lembre-se que ela vive bem sob a sombra das árvores.
Se ela estiver em vaso, aproximando-se da sua florada em meados de julho colocá-la a sol pleno apenas das 7 às 9 hs. da manhã e depois colocá~la no lugar habitual.Isso só nas plantas em vasos.
Ela será enganada pensando que a primavera já está chegando e isso estimulará sua florada.
Aparecem umas mudinhas que são chamadas "keikes" (bebê) parecendo umas aranhinhas e você deve tirá-las com cuidado e plantá-las em vaso assim que elas ficarem mais compridinhas.

PAPHIOPEDILUM (sapatinho)



É uma espécie terrestre mas como as outras não suporta muita água, portanto seu substrato deve ser bem preparado para reter umidade na medida certa, evitando que suas raizes apodreçam.
O adubo mais indicado é NPK 10-10-10- (1 colher de chá para 2 litros de água) agitando bem para dissolver o granulado.Borrife 1 vez ao mês durante o processo vegetativo (sem flôr) e 1 vez por semana antes da florada.Ela gosta de ambientes frescos e sombreados com luz filtrada sendo indicada para interiores bem iluminados. Sua floração se dá no outono e inverno porém algumas florescem na primavera.

CYMBIDIUM

As mais comercializadas são híbridas.Se forem fixadas em troncos terão que ter suporte pois não possuem meios de se agarrarem em árvores.Gostam de luminosidade asswim como luz solar direta somente de manhã.À tarde elas devem ficar parcialmente sombreadas.Sem sol elas não florescem.
É uma planta que se dá bem em clima frio florescendo sempre no inverno.Nos meses antes de sua floração  março, abril e maio adube semanalmente com NPK 15-30-15 qu por ter mais fósforo estimulará sua floração.Para quem mora em clima quente uma dica para cuidar dessa orquídea é nesses meses que antecedem a floração colocar rega de preferencia à noite com gelo moido nos cantos do vaso em vez de regar com água.Mas próximo da florada menos água devemos colocar.
Quando percebermos que as hastes florais passaram a despontar devemos parar com a água e fertilizante ou as hastes morrerão.Nesse ponto ela usará suas reservas contidas nos bulbos.
Use vasos arredondados e mais profundos pois suas raizes são profundas.
Depois que as flores acabarem volte a regá-las normalmente e use quinzenalmente um adubo de manutenção NPK 10-10-10 até nova florada.
OBS:- Só corte a haste floral se ela secar e morrer.Porém se ela ficar verde e saudável conserve-a pois a planta certamente a usará em nova florada.Ela é chatinha de cultivar mas muito linda!

PHALAENOPSIS

Gosta de viver em apartamentos pois detesta lugar muito ensolarado.Gosta de sombra e lugares arejados porém sendo uma espécie tropical prefere climas quentes e úmidos. Sendo uma orquídea epífita gosta de árvores resistindo a ventos e temporais por ter raizes fortes.Coloque sob uma copa que não passe muito sol e regue-a com frequencia.Em vasos verifique o substrato e se estiver seco  molhe com um borrifador e se for época de calor borrife diariamente nas raizes deixando escorrer.
Se adapta a troncos pois suas raizes são próprias para isso.Não use pratinhos sob o vaso pois com retenção de água ela morrerá.
Use fertilizante NPK 18-18-18 ou NPK 10-10-10.de 15 em 15 dias.Não adube com sol forte preferindo final de tarde ou de manhã. Isso serve para as que estão no vaso quanto nas árvores.
Nunca regue com água muito fria e nunca coloque água nas folhas pois podem apodrecer.
Suas floradas acontecem no verão.Após a florada não corte suas hastes pois às vezes ela usa para uma nova florada.Quando ela estiver florindo não pulverize água nem nas flores e nem nas folhas.

CATTLEYA

Cattleya é uma orquídea nativa das nossas matas principalmente Mata Atlântica.Suas flores são grandes e m cores diversas e têm perfume suave.
Gosta de bastante luz mas sem sol direto preferindo lugares úmidos e arejados.A temperatura ideal para cultivá-la é de 15ºC a 28ºC.Como há muitas variedades torna-se dificil saber as épocas de cada uma florir.Marque a data no vaso quando a sua florir ou se não tiver flor espere para saber.
Quando for trocar o substrato mantenha as raizes dentro do substrato.O rizoma (ramo principal) de onde saem as folhas e flores,sempre deve estar acima do substrato e da borda do vaso.Utilize NPK 10-10-10 pulverizando sobre o substrato a cada 15 dias.
Ela se adapta a troncos de árvores.Proceda como as outras para colocá-la nas árvores.
Se ficar sem chover regue e mantenha as adubações.
paphiopedilum (sapatinho)
cattleya
dendrobium nobile  (olho de boneca)
cymbidium
phalaenopsis
Estou postando conhecimentos básicos mas existem livros mais específicos que podem consultar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário