sábado, 16 de agosto de 2014

BOLO DE CHOCOLATE COM MORANGOS

BOLO DE CHOCOLATE COM MORANGOS


foto Rose Nova

Pão de ló: Ingredientes:


6 ovos inteiros, 6 colheres (sopa) de açúcar, 6 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, l pitada de sal e 1/2 colher (chá) de fermento em pó.
Bata na batedeira os ovos inteiros (se forem ovos grandes coloque só 5 ovos), até quase dobrarem de volume.Coloque aos poucos o açúcar peneirado.Desligue a batedeira e aos poucos vá colocando a farinha de trigo e mexendo de baixo para cima com cuidado lentamente.Coloque o fermento, a pitada de sal e em uma assadeira retangular untada e enfarinhada leve para  assar em forno médio sem deixar dourar muito.

Creme de Confeiteiro:


4 gemas, 35 g. amido de milho, 75 g. açúcar, 500 ml de leite, essência de baunilha a gosto.
Numa panela leve ao fogo o leite, metade do açúcar para ferver.OBS:- essência de baunilha só coloque no final porque evapora. Se for a fava é que se coloca junto para ferver. Em outro recipiente misture o amido de milho, o restante de açúcar e as gemas peneiradas.OBS:- se quiser congelar este creme substitua o amido por farinha de trigo. Adicione aos poucos com uma concha e com cuidado o leite fervente sobre o creme de gemas.Bata bem e coloque na panela com o restante do leite fervendo e mexendo bastante com o fuê até engrossar e não empelotar.Leve à geladeira coberto com filme plástico (aperte o filme em cima do creme) para não formar casca.

Corte o pão de ló ao meio e coloque uma parte dele dentro de um aro removível sem a parte de baixo e com filme plástico ou  com acetato cobrindo todo esse aro.Coloque um pouco desse creme em cima do pão de ló e distribua morangos picados em cima  desse creme.Ao lado do aro enfeite com os morangos maiores cortados ao meio e coloque outra parte do pão de ló.Coloque no congelador por umas 3 horas para desenformar sem desfazer o bolo.Depois desse tempo se estiver firme tire do congelador e enfeite como desejar com chantilly verdadeiro ou falso chantilly ou mesmo só com frutas.

Falso Chantilly


1/2 copo de leite bem gelado, 1/2 copo de açúcar, l colher (sobremesa) bem cheia de pó para sorvete sabor morango, 1 colher (sobremesa) de emulsificante para sorvete.
Bater na batedeira em velocidade alta por pelo menos 5 minutos.