domingo, 17 de maio de 2015

QUEM NÃO GOSTA DE CAFÉ? - alguns dados foram retirados da Revista Weekeend

QUEM NÃO GOSTA DE CAFÉ?

O Brasil é considerado o segundo maior consumidor, exportador e produtor de café ficando atrás dos Estados Unidos.O café é cultivado em zonas chamadas de cinturão do café que abrange paises da América Latina, África, Ásia, Pacífico e Peninsula Arábica

TIPOS DE CAFÉ: Os mais utilizados são as espécies arábica de alta qualidade (gourmet) e a robusta achada nos supermercados.O café gourmet é cultivado em altas altitudes e tem menor produção por pé de café.
O robusta é cultivado em baixas altitudes e tem maior produção e é mais consumido no país por ser vendido por marcas tradicionais e populares.

DO JEITO CERTO PARA PREPARAR UM BOM CAFÉ:


PROPORÇÃO: quantidade de café moido por quantidade de água.Recomenda-se utilizar 10 gramas de café moido para cada 100 ml.  de água, no preparo do café filtrado e 10 gramas de café para cada 180 ml. de água para preparar o café na prensa francesa.
MOAGEM: deve ser específica para cada método de preparo.O que determina como o grão terá de ser moido é o tempo de infusão que o café terá com a água.
ÁGUA: deve-se utilizar água pura, mineral a uma temperatura entre 90º e 96ºC (antes de ferver quando iniciam a formar bolinhas no fundo)
FRESCOR: procure utilizar café sempre fresco. Guarde o pó na própria embalagem lacrada, evitando contato com oxigenio, luz, temperatura e umidade.

OBs:- Para quem quer se especializar tem cursos como no SANTO GRÃO (www.santograo.com.br), COFFEE LAB (www.coffeelab.com.br) e STARBUCKS COFFEE.

 PARA TENTAR EM CASA - receita da barista Andréia Andrade de Abreu.

CAFÉ MOKA:

20 ml de ganache de chocolate (mistura de chocolate com creme de leite): 
50 ml. de café,
100 ml de leite,
Coloque o ganache no fundo do copo, adicione com cuidado o leite quente para que ele não se misture ao ganache e em seguida jogue o café quente no centro do copo.Deixe descansar uns 30 segundos para que o café se separe do leite fazendo a coloração no copo.Sirva em seguida.