terça-feira, 30 de junho de 2015

MASSA SUCREÉ - receita da culinarista Carole Crema

Estou postando essa torta que é receita da culinarista Carole Crema.Ela não fica muito grande e rende uma torta aberta de mais ou menos 23 cm. de diametro.

MASSA SUCREÉ

Ingredientes:-

250 gramas de farinha de trigo, 25 gramas de açúcar, 1 pitada de sal, 125 gramas de manteiga sem sal bem gelada, 1 ovo inteiro, 2 colheres (sopa) de água gelada, farinha de trigo para polvilhar a mesa.

Coloque tudo no processador e se precisar coloque mais umas colheres de água aos poucos.Deixe descansar por 30 minutos na geladeira coberto com um saco plástico.Essa massa dura 2 dias na geladeira e 3 meses congelada. Coloque no forno para assar sem recheio na temperatura de 200ºC e recheada no forno 180ºC.Forno preaquecido.Essa massa não tem fermento.

CREME PATISSIERE (rende +- 500 gramas)

Ingredientes:=

8 gemas, 10 colheres (sopa) de açúcar, 8 colheres (sopa) amido de milho, 1 litro de leite, 1 fava de baunilha ou essencia (1 colher de sopa).

Numa panela coloque o leite para aquecer com metade do açúcar e a fava de baunilha e deixe até levantar fervura.Numa tigela à parte coloque as gemas sobre o amido, o resto do açúcar e misture bem.Desligue o fogo.Pegue um pouco do leite que está fervendo e misture aos poucos nessa gema com amido e coloque essa mistura no leite fervido e vá mexendo até virar um creme.Peneire esse creme.Coloque raspas de limão siciliano e volte ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.Coloque para gelar.

Recheie essa massa sucreé a seu gosto.
fotos Rose Nova

OBS:- Eu fiz somente a massa sucreé e o meu recheio fiz uma geléia de morango e cobri com um pouco da massa que sobrou e levei para assar.Não fiz esse creme patissiere .Decorei com morangos e espalhei açucar gelado por cima.