quinta-feira, 11 de junho de 2015

CONTINUAÇÃO DE SOPAS PARA DIAS FRIO

Com esses dias frios estou postando essas sopas para serem servidas bem quentinhas.


SOPA DE MANDIOQUINHA COM CARNE    

Ingredientes:-
1/2 caldo de legumes, 3 talos de cebolinha verde, 1 talo de salsão, 1/2 talo de alho-poró, 1 dente de alho, sal,  pimenta do reino, noz moscada, curry, 300 gramas de músculo, 5 mandioquinhas sem casca, 100 gramas de requeijão cremoso, batatas (se quiser)..

Modo de fazer:-
Refogue o músculo com o caldo de legumes, cebolinha, salsão, alho-poró, sal, etc... e deixe dourar.Junte essa carne refogada com a mandioquinha e adicione água até cobrir.Feche a panela e deixe cozinhar.Bata tudo com um mixer ou liquidificador até que vire um creme e em seguida adicione o requeijão.

SOPA DE PALMITO PUPUNHA

Ingredientes:-
palmito pupunha, 200 ml.de leite, creme de leite a gosto, sal, pimenta do reino, noz moscada, cebolinha verde picada, manteiga, azeite de oliva, 300 gramas queijo meia cura.

Modo de fazer:-
Bata o palmito no liquidificador e coloque para refogar na manteiga colocando o leite aos poucos.Por último coloque o creme de leite o queijo e os temperos.Sirva com pão italiano.

SOPA CREMOSA DE CEBOLA

Ingredientes:-
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, 4 xicaras (+- 1/2 kg.) de cebola cortadas finas, 1/2 colher (sopa) farinha de trigo, 4 xicaras de caldo de galinha, sal, pimenta do reino a gosto, 2 gemas, 1 xicara de creme de leite, queijo prato ou suiço ralado, 2 xicaras de vinho branco seco.

Modo de fazer:-
Derreta a manteiga numa panela e frite a cebola em fogo baixo com a panela tampada até que fique dourada e macia.Junte a farinha de trigo mexendo bem.Acrescente o caldo de galinha e o vinho, sal, pimenta do reino mexendo até que levante fervura.Cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos.À parte bata as gemas com o creme de leite e aos poucos junte um pouco da sopa quente mexendo bem e despeje na panela com o resto da sopa.Verifique os temperos e aqueça mexendo sempre mas não deixe ferver.Sirva com o queijo ralado à parte.Dá para umas 6  a 8 pessoas.

SOPA DE ERVILHA

Ingredientes:
500 gramas de ervilha desidratada (de pacote),
300 gramas de bacon picadinho,
300 gramas de costelinha de porco defumada,
1 cebola picadinha,
3 colheres (sopa) de óleo.
Modo de preparo:
Numa panela de pressão refogue no óleo a cebola e o bacon até sair toda a gordura.
Acrescente a costelinha e depois a ervilha e coloque água até a marca do nivel da panela.Cozinhe de 25 a 30 minutos.
Obs:- Eu dispenso o óleo porque o bacon já solta bastante gordura.